RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Aos que odeiam Che...


            Já disse recentemente: Ernesto Che Guevara é, possivelmente, uma das figuras mais admiradas e intrigantes da história mais recente da humanidade.
            Não faria, num picadeiro tão pequeno, uma enquete para sabermos de nossos artistas e respeitável público quais seria as 10 personalidades mais importantes que iriam se lembrar: talvez nomes como John Lennon, Gandhi, Jesus Cristo, Lula (é... Lula)... Talvez Obama (aff!)...
–  Quem sabe  Messi, Neymar, Robinho, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Fenômeno...
– Não sacanea, Strovésio...
Então... muitos (mais de 10) seriam os nomes, alguns até muito bem-vindos em nosso picadeiro de terra batida.
À nós, alguns nomes já foram muito bem tratados.
E nos perguntamos: o que diriam esse que ficam arrotando que conhecem tim-tim por tim-tim a história de Che e, assim, que ele era facínora, assassino, racista, ditador e o escambal.
Já vi gente que, nesta loucura, ampliava suas referências e ofensas à Karl Marx (duvido que esses aí tenham lido uma única linha de sua obra) e que Lenin recebeu dinheiro de – ninguém mais, ninguém menos – Adolf Hitler, para implantar o comunismo na Rússia... Lenin morreu quando Hitler tinha 24 anos...
Mas, fico pensando que, por coerência, esses que odeiam El Comandante, precisam, portanto, odiar (de ódio mesmo) outros nomes. E, aí, fico pensando... como odiá-los?
Como odiar Mercedes Sosa, com sua voz marcante, firme e suave e suas canções e interpretações memoráveis de “Gracias a la vida”, “Solo le pido a Dios”,”Volver a los 17”, “Canción com todos” e mais de três centenas de outras canções?
Vão ter que NÃO escutar canções de Violeta Parra, Victor Jara, Raíces de América, Silvio Rodrigues, Quilapayun, Inti-Illimani, Buena Vista Social Club... e ao escutar essas canções, vai cair do cavalo, pois são canções tão lindas quanto as cantadas por Mercedes Sosa (que cantava algumas canções de Violeta e Victor, por exemplo).
– E vai ter que odiar Cuba...
– O problema é quando os reaças vaiaram bandeiras de outros países achando que está vaiando a bandeira de Cuba...
E serão muitos rock’s (e, sim, parece-nos claro que Che não gostava de Rock, pelo que presentava na luta contra o imperialismo da época) e muitas canções brasileiras (cujas letras e emoção nos levam a outra perspectiva de sociedade).

Aliás, vão ter que desferir esse ódio vazio de explicação à juventude chilena (e de outros países da América Latina) que já lotaram Estádios para assistir a shows em homenagem a Che, como apresentado na postagem http://ouniversalcircocritico.blogspot.com.br/2015/06/che-vive.html.
Vão ter DE-TES-TAR Saltimbancos, e a união do cachorro, do jumento, da gata e da galinha contra o Latifúndio, a Burguesa, o Patrão e cantarem "Todos juntos somos fortes, não há nada pra temer"...
Ou, também, como odiar José Saramago, com sua literatura maravilhosa e seu prêmio Nobel da Literatura de 1998 e obras como “A Caverna”, “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, “Todos os nomes”, “A viagem do Elefante” ou “Ensaios sobre a cegueira”...
– Que virou filme... assistiu, reacinha?
– Duvido...
Mas, damos uma canjinha, com “A maior flor do mundo”...


Vão, também, ter que ter ojeriza de Brasília e de tudo que tem por lá: Asa Norte, Asa Sul, Catedral, Teatro Nacional, Praça dos Três Poderes, Museus... Afinal, quem projetou, quem foi o grande mentor da cidade em forma de avião? Um comunista chamado Oscar Niemayer... que para angústia da direitona, passou dos 100 anos.
– Será que entraria na conta Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Paralamas? (Palhaço).
– Seria até coerente, né, Strovézio?

Mas, e isso para nós é importante...
Vai ter que desferir seu ódio a nós, a esse picadeiro, a seus artistas e, possivelmente, parte de seu público... Nem somos ainda 100 seguidores (para usar a linguagem “bloguiana”)... então, nem vai dar trabalho. Talvez mais uns tantos que são constantes por aqui mas que a ferramente do blog não considera.
Mas, ao mesmo tempo, vai ter que se coçar... porque vai esperar sentado que nós façamos o que acham que comunistas fazem.
– Vai doer a bunda! (Palhaço)
– Possivelmente...
– Aproveita que tá sentado e estuda... seriamente... (Palhaço)
– Mas eles não precisam se preocupar... Há o que eles possam admirar por aí. Inadimirável, claro, aos olhos deste Picadeiro...
– Zyzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.... (Palhaço)
– Bem pior, Strovézio... Bem pior...

Não somos nós os desumanos... Não somos nós os intolerantes... Não somos nós os antidemocráticos... Não somos nós os racistas, os homofóbicos, os fascistas, os xenófobos... Não somos nós que promovemos golpes, financiamos guerras, idolatramos o consumo, ignoramos os pobres.
Não...
Nós somos aqueles que sempre expressaram nossa condição de Lutadores e Lutadores do Povo e essa fronteira vocês não passarão...
Há aqueles em que o debate até vale a pena... não leem a Veja, possivelmente...
Nós?
Celebramos e celebraremos SEMPRE ao Comandante Che.

Venham Todos!
Venham Todas!


Mas venham apenas se valer a pena... 

2 comentários:

  1. Concordo plenamente aos ideais maxista, por ter um coração de humanista. Pelo pouco que li de suas obras a certeza de que um modelo econômico, desse ideais claramente seria sustentável, e não vivenciariamos está inflação e nem desejar o que o capitalismo quer introduzir em nossas vontades: o consumo irracional.
    Gostaria de lembrar a Ideologia Alemã socialista, visava o comunismo com capitalismo, afinal quem produz calçados, roupas, acessórios, carros, bicicletas... o capitalismo está ai para nos servi e não servimos a ele. Compramos as nossas nescessidades básicas e o socialismo é como uma mágica a solução que vai além disso...


    Gostaria de me referir a um pequeno texto da linha 12 a 15:"Já vi gente que, nesta loucura, ampliava suas referências e ofensas à Karl Marx (duvido que esses aí tenham lido uma única linha de sua obra) e que Lenin recebeu dinheiro de – ninguém mais, ninguém menos – Adolf Hitler, para implantar o comunismo na Rússia... Lenin morreu quando Hitler tinha 24 anos..."

    Na verdade Lenin não recebeu dinheiro e sim Trotsky no ano de 1917, dinheiro da Alemanha, fato que retirou a Russia da 1ª Guerra Mundial, pois a Alemanha não queria ter uma Guerra com a Russia. Ou seja não tem ligação nenhuma com Hitler, com 24 nenhum poder ele tinha no máximo recrutado no exercito alemão após ter sido regeitado no alistamento na Austria (país natal) e regeitado pela 2 vez na academia de artes.
    A revolução saiu dos Estados Unidos para a Russia pelo SS Kristianiafjord. As referências:
    Dicionário Histórico da I Guerra Mundial Intelligence e http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://reformed-theology.org/html/books/bolshevik_revolution/chapter_02.htm&prev=search

    ResponderExcluir
  2. Olá, de novo, Caro Robson.
    Se apresente por aqui, da próxima vez, certo? Seria uma honra.
    O comentário que fiz sobre Lenin e Hitler foi, como exposto no texto, a crítica feita de um "anti-Che". Mas, não sei se o entendi, penso que o socialismo (ou o comunismo, como etapa posterior) não é "mágica". É um processo histórico tanto quanto é o capitalismo. E que Marx (também nas minhas ainda leituras) fazia crítica justamente a Filosofia Alemã (além da Economia Inglesa e o Socialismo Francês) e que a construção do Comunismo se fazia necessário para justamente garantir a sobrevivência da humanidade.
    Vida Longa!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira