RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Da Arquibancada... Trabalho Escravo?





“O trabalho enobrece o homem”
(Max Weber)
... é?

            Foi realmente incrível.
            Ronaldo (o que chamam de Fenômeno – tá! jogava um bocado!) e Bebeto dizendo que estavam se doando, doando o seu tempo em pleno lançamento do Programa de Inscrição de Voluntários do Mundial de 2014 (mas que também envolve a Copa das Confederações).

            Um espetáculo a parte no lançamento do Programa, na Bahia. Dentre ilustres presentes, o governador da Bahia, Jaques Vagner, que apertou o cerco contra Professores do Estado durante os mais de cem dias de greve. Usou o recurso mais escuso, e que, enquanto estratégia de conflito e confronto, compara-se à tortura (ele foi perseguido na Ditadura Militar). A tortura serve, dentre outros, para com o uso da força, tirar o que sequer de sua vítima. Inclusive fazê-lo desistir de resistir e aceitar o que o seu opressor lhe propõe (“fale onde estão seus amigos e lhe dou proteção!”). Os professores baianos foram ao limite, até não agüentarem mais... uma tortura.
Sobre o lançamento do tal programa, lamentamos mesmo, duas coisas pontuais: a divulgação superficial, sem reflexões, sem até a mera manifestação de dúvida sobre o custo benefício de ser voluntário em um evento cujo protagonista principal (a FIFA) lucrou, em 2011, 68 milhões de dólares. Segundo, a dificuldade de encontrar na mídia tupiniquim e na rede (artigos, blogs etc.) reflexões mais sérias. Até mesmo o site da UNE (ah! Que saudade da UNE lutadora!) apóia, divulga e nada traz de posicionamento sobre esse programa.
Assim que tornou-se público, iniciamos essa escrita. Como nosso picadeiro, nossa lona não é tão assim cheia de tecnologias, não deu nem tempo de comentarmos esse degradante espetáculo que os Megaeventos esportivos (a Copa, aqui) já vem despertando em nossos artistas e publico. No mesmo dia que se iniciou a inscrição, o site interrompeu, pois as inscrições foram numerosas. Ou seja, a FIFA, o Comitê da Copa (presidida pelo voluntário Ronaldo), a CBF já atingiram seu objetivo: já tem mão de obra suficiente para manter os lucros.
Mas um terceiro lamento é mais gritante: o Estado Brasileiro (Governo Federal, Ministérios do Esporte e do Trabalho) aceitarem isso... Mas, como aceitaram? A-ha! Lei Geral da Copa.
Seria interessante que a Copa antecipasse a convocação de voluntários:
– Quem quer ser voluntário nas desapropriações?????
– Quem quer ser voluntário nas intimações às famílias que terão que deixar suas casas para facilitarmos o acesso aos Estádios?????


Mas, o mais, de verdade, inquietante é o blá-blá-blá arrogante da FIFA, Comitê Organizador, CPF etc. de acreditar que é a Copa de 2014 que ensinará ao Brasil o que é ser voluntário, a tal “cultura do voluntariado”. Como se não tivéssemos (incluindo, aí, os bem-intencionados, tá?) trabalhadores, estudantes, militantes de Movimentos Sociais que já não agem sem pensar em lucros para si o tempo todo.
Mas, apesar da mão-de-obra gratuita já estar garantida para a Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014 (certamente, para os Jogos Olímpicos de 2016), ainda assim, ousamos afirmar: ser voluntário na Copa é aceitar o aprofundamento da legitimação do trabalho escravo, aqui e acolá (tivemos um acolá recente, na África do Sul, última sede da Copa e que amargou uma dívida ao país – e a seu povo – de 1,2 bilhão de dólares).
O Voluntário da Copa, à bem da verdade, não se compara ao trabalhador que vende sua força de trabalho em troca de um salário aviltante mas que sustenta sua casa, sua família, seus filhos. As condições impostas pela FIFA para qualquer cidadão voluntariar-se é: (i) pague seus deslocamentos até os locais de entrevista/seleção, treinamento e trabalho (só o deslocamento no local de trabalho será garantido); (ii) se responsabilize pela estadia no local de trabalho e; (iii) aceite a possibilidade de trabalhar mais de 10 horas por dia (mesmo que por 20 dias, pelo menos).
Nas fazendas do Maranhão e sul do Pará, os trabalhadores recrutados para de deslocarem de suas famílias, comunidades atrás de emprego, são obrigados a pagar pelo deslocamento (trem, ônibus, caminhão).
Nas fazendas do Maranhão e sul do Pará, a manutenção da estadia também é custeada pelo trabalhador (que pagam valores exorbitantes, como será exorbitante o custo de vida nas cidades sedes da Copa) – tá, os voluntários da Copa terão o lanche.
Nas fazendas do Maranhão e sul do Pará, quem decide o turno de trabalho diário é quem contrata, não o trabalhador.
Mas, reconhecemos: o Brasil não inventou isso... o único “mais ou menos” alento!
Sabemos que é ousadia, e talvez nem tenhamos tanto eco assim em nossas reflexões... Mas que faz sentido, faz.
Voluntário na Copa é escravo de luxo. E a “cultura do voluntariado” que querem estimular no nosso país é a naturalização da exploração altruísta alheia.

E cabe mais reflexão.

Todos e Todas!
Não vão à Copa!
Não vão aos Jogos Olímpicos!

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira


2 comentários:

  1. Marcelo Radicchi24 agosto, 2012

    É uma escravidão de luxo, como você coloca, Marcelo Russo... a FIFA joga com a vontade das pessoas em se realizarem subjetivamente fazendo parte de algo "grande", talvez porque falte sentido em suas vidas pessoais, sugadas que estão de sentido existencial como indivíduos consumidores inseridos nos mecanismos alienantes da indústria cultural...

    ResponderExcluir
  2. É camarada e xará Marcelo.
    Do ponto de vista de humanidade, solidariedade verdadeira, que é o que acreditamos, falta muito sentido na vida dessas pessoas...
    MAs em mundo, em um Projeto Histórico que produz, dentre outros, justamente coisas, fenômenos, sentimentos sem sentido, o enfrentamento vai além de simplesmente lançar uma campanha "não voluntarize-se", não concorda?
    Valeu a visita, camarada
    Vida Longa!
    Abraços
    Há braços!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira